Curiosidades sobre os Vidros de Proteção Solar

Vidros de proteção solar, também conhecidos por vidros de controle solar, barram parte da luz e do calor que entram nos ambientes internos, gerando economia. Conheça 10 vantagens desse produto.

Vidros de proteção solar já foram denominados como “Vidros Inteligentes”. E atualmente também são denominados “Vidros de Controle Solar”. E todos esses nomes se aplicam a esse produto, confira:

1-Vidros Inteligentes: foram denominados assim porque esses vidros capazes de barrar calor e luz acabam gerando economia da energia elétrica necessária para climatizar os ambientes internos. Dessa forma, acabam “se pagando” com o tempo. Ou seja, o valor adicional gasto com a aquisição desse tipo especial de vidro, retorna na forma de economia de recursos. E, em longo prazo, acaba por pagar não somente o valor adicional, mas também todo o investimento do envidraçamento.

2-Vidros de Controle Solar: é a denominação mais comum utilizada para esses vidros, pois permitem controlar, com a escolha do produto adequado, a intensidade adequada de luz e calor que entram nos ambientes internos.

3-Vidros de Proteção Solar: apesar de não ser a melhor definição para essa linha de vidros, possui maior apelo comercial, por ser associado, na mente das pessoas, ao “protetor solar” utilizado em praias ou clubes.

Vidros refletivos x vidros neutros

Esse produto é também denominado, erroneamente, de “Vidros Refletivos”, ou “Vidros Espelhados”. Isso acontece porque a maioria é formada por vidros que apresentam algum índice de refletividade. Porém, existem exceções, ou seja, vidros de controle solar com aparência neutra capazes de barrar parte da luz e do calor.

Ou seja, em outras palavras: todos os vidros refletivos são vidros de controle ou proteção solar, porém, nem todos os vidros de controle solar são refletivos.

São também denominados refletivos porque, há 20 anos, todos os vidros de controle solar possuíam algum índice de refletividade, sendo que os primeiros a serem lançados no mercado eram produzidos no processo de produção de float, com aplicação de óxidos metálicos sobre as lavas de vidro. Eram denominados também, devido a esse fato, de “Vidros pirolíticos”.

Como são produzidos

Os vidros de proteção solar são revestidos, na própria massa vítrea, de óxidos metálicos que refletem a maior parte da radiação solar, que é composta por luz visível e luz invisível. Esta última composta pelos raios Ultra Violeta (UV) de um lado e pelos Infra Vermelhos na extremidade oposta.

Os vidros de controle solar, ou proteção solar, com aspecto refletivo ou espelhado, atuam refletindo principalmente a luz visível. Parte dessa energia solar na forma de luz visível é absorvida pelo vidro e parte adentra no ambiente.

Para os vidros refletivos existe uma proporcionalidade prevista, sendo que, quanto mais refletivo é vidro, mais escurece o ambiente e mais é capaz de barrar o calor.

Vidros de controle ou proteção solar que possuem aspecto neutro, por sua vez, atuam refletindo principalmente a luz invisível, no campo dos raios infravermelhos. São também denominados vidros seletivos.

Combate ao UV

Além de reduzir a quantidade de luz solar e calor que entra no edifício, os vidros de proteção solar também ajudam a proteger os móveis, equipamentos eletrônicos e tapetes dos efeitos nocivos da radiação UV pela exposição solar.

Os raios UV promovem a deterioração de tecidos, papéis madeiras e até mesmo de plásticos. São esses raios que provocam o amarelecimento de sofás, ressecamento de cortinas e desbotamento de pisos.
Tecnicamente, todos os vidros de controle solar, ou proteção solar, são capazes de barrar uma porcentagem dos raios UV. Entretanto, se a intenção principal é essa, a melhor opção é utilizar tais vidros na forma laminada. Com a laminação o produto ganha a propriedade de filtrar mais de 99% desses raios.

Controle solar com vidros de segurança

As vantagens na utilização de vidros laminados de controle solar não param por aí. Com a aplicação de camada interna de polímero resistente eles se tornam mais resistentes, oferecendo segurança contra invasões. E, quando se quebram, mantêm os cacos aderidos, evitando cortes profundos.

Outro beneficiamento que contribui para um melhor desempenho dos vidros de controle solar é a têmpera. Quando temperados, além de se tornarem até 5 vezes mais resistentes a impactos, quando se quebram, formam milhares de pedaços pequenos pouco cortantes, evitando ferimentos graves. Além disso, o vidro de controle solar temperado pode ser aplicado sem molduras e caixilhos, através de aparafusamento em furações, através de ferragens.

Cores e design

Vidros de controle solar também podem ajudar a reduzir o deslumbramento e a fadiga ocular, tornando o ambiente interno mais confortável e também mais privativos. Isso porque, na versão refletiva, bloqueiam a visão de quem está olhando pelo lado mais iluminado, transformando-se em verdadeiros “espelhos” no período diurno.

Os vidros de proteção solar também estão disponíveis em uma variedade de cores e acabamentos, permitindo que os arquitetos e construtores personalizem o design do edifício de acordo com suas preferências estéticas. A beleza desses vidros, inclusive, agradou a designers de interiores, que nos últimos anos têm utilizado esse produto também em aplicações internas.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
Termari

Termari