O que é mais importante: fidelizar ou conquistar novos?

O que é mais importante: fidelizar ou conquistar novos?

Na opinião do especialista em estratégias e performance de comunicação digital, Luiz Correia, da Pontaltech, fidelizar clientes é muito mais importante do que se preocupar apenas em atrair volumes crescentes de novos consumidores. “Afinal, de nada adianta oferecer um produto ou serviço de excepcional qualidade, sem garantir que o consumidor busque sua marca novamente para uma futura compra”, explica.

Conquistar a fidelização dos consumidores depende obrigatoriamente de um bom relacionamento entre as partes. Um simples feedback positivo é capaz de bombardear positivamente a imagem da marca no mercado, atestando a qualidade do atendimento e produto oferecidos, atingindo outros que procuram pelas mesmas soluções.

Em uma pesquisa feita pela SmarterHQ, principal plataforma de marketing comportamental multicanal B2C, 90% dos consumidores estão dispostos a oferecer seus dados de comportamento às companhias, em troca benefícios adicionais que melhorem sua experiência de compra.

Os benefícios são inegáveis – assim como os prejuízos no pior cenário de atendimento. Um cliente insatisfeito pode impactar muitos outros negativamente, ocasionando um efeito cascata que nenhum empresário deseja passar.

É preciso resolver as dores do público-alvo, entender seus anseios e necessidades e, acima de tudo, garantir que ele volte a procurar serviços futuramente. Seja por via própria ou por indicação, para terceiros.

Como fidelizar clientes?

O consumidor é o melhor vendedor dos negócios. Em um mercado completamente digital, se torna muito fácil encontrar inúmeras companhias dispondo dos mesmos produtos e serviços. O mercado está repleto do “mais do mesmo”, o que eleva a importância e necessidade de estratégias de fidelização para oss clientes.

Conquistar tal satisfação e recompra vai muito além do que oferecer os famosos programas de pontuação. O leque de bonificações deve ser muito maior e inovador, com pacotes mais atrativos que façam sentido para o perfil e desejos dos usuários de produtos de uma vidraçaria. É importante que tenha uma promoção real e diferenciada, que estimule a geração de verdadeiros discípulos de engajamento do negócio.

Um recurso que tem feito bastante sucesso no Brasil são as recompensas financeiras em cashback a serem utilizados em futuras compras. Ou seja, o cliente recupera parte do valor gasto com a vidraçaria em futuras compras. E esse acúmulo de créditos pode até mesmo ser feito de forma automatizada, pois existem diversos sites ou APPs de Cashback disponíveis no mercado.

Uma variante dessa iniciativa são os programas de evolução, que se mostram extremamente vantajosos para fidelizar clientes. A cada aquisição, o consumidor pode conquistar um novo selo de comprador, com a acumulação de scores conforme os valores gastos.

Em cada categoria atingida, novos prêmios podem ser oferecidos como recompensa – seja por meio de vouchers em jantares, descontos exclusivos, milhas de viagem, dentre muitos outros. Importante é usar a criatividade em favor da vidraçaria, sempre com o objetivo de trazer a melhor experiência possível com sua marca.

A importância dos canais de comunicação na fidelização dos clientes

As estratégias de fidelização dos clientes são imensamente eficazes por si só. Mas, quando engajadas com os mais modernos e interativos canais de comunicação, poderão conquistar resultados ainda melhores.

Cada segmento e nicho de atuação possui sua própria vertente e perfis de consumidores. Por isso, antes de delimitar qualquer ação de fidelidade, é imprescindível entender minuciosamente todas as trilhas de abordagem possíveis e, como estabelecer uma comunicação saudável e flexível com todos.

Entender para atender

Emerja no universo de seu público-alvo. Reconheça suas demandas e, se adeque às suas necessidades. Fidelizar seus clientes não exige nenhuma estratégia mirabolante ou revolucionária. Atitudes simples podem surtir efeitos tão excelentes quanto, independente do porte ou foco de atuação da empresa.

Temos que se adequar ao mundo no qual iremos afetar. Do pequeno negócio, à grande corporação. Do perfil tímido, ao comunicativo. Do despojado, ao mais contido. São diversos perfis e hábitos distintos, mas que quando compreendidos e solucionados de forma personalizada, trarão uma série de clientes satisfeitos e fiéis ao seu negócio.

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Sobre a Termari Vidros
Completando 25 anos neste ano de 2021, a Termari é tida como referência na produção de vidros laminados no Espírito Santo. Além disso, produz vidros temperados de qualidade reconhecida, além de oferecer mais de uma dezena de tipos diferentes de vidros, incluindo:

A filosofia de trabalho da Termari está firmada em três objetivos:

  • Compromisso de entrega;
  • Produtos para projetos de todos os tamanhos;
  • Trabalho continuo de consultoria junto seus clientes.
  • Desses, o último item é considerado o mais importante, estimulando, pelo reconhecimento e contato permanente com seus vários públicos, que a empresa trabalhasse sempre com variedade, incluindo o que há de mais moderno nesse ramo.
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